A imagem da ecologia em alunos do ensino médio do município de Ribeirão Preto

Cristiane Contin, Marcelo Tadeu Motokane

Resumo


O ensino de ecologia nas escolas permite que os alunos entendam melhor o funcionamento dos diversos tipos de ambientes e melhora a compreensão da relação homem-natureza. Desta forma, o ensino de ecologia permite a formação de cidadãos com uma mentalidade ecologicamente crítica, reflexiva e responsável, resultando na elaboração de ideias e atitudes ecologicamente mais sustentáveis. A divulgação científica (DC) é igualmente importante na formação dos alunos, pois o uso deste tipo de material possibilita que os alunos tenham acesso a uma diversidade de ideias e linguagens, bem como os familiariza com a construção da ciência e com o pensamento científico. Além disso, os meios de DC trazem informações científicas mais contextualizadas e aplicadas ao cotidiano dos estudantes. A presente pesquisa pergunta: que relações existem entre a escola e a divulgação científica na construção da imagem da ecologia em alunos de Ensino Médio? Assim, o objetivo dessa pesquisa é discutir quais meios de divulgação que contribuem para a construção de concepções de ecologia e quais são estas concepções. No desenvolvimento da pesquisa, inicialmente elaborou-se um questionário que foi posteriormente aplicado em alunos de escolas estaduais do município de Ribeirão Preto. Em seguida as entrevistas foram transcritas, categorizadas e analisadas. A pesquisa mostrou que os meios de divulgação digitais são mais acessados pelos alunos que os impressos. Ademais, os discursos são predominantemente conservacionistas e ecologistas e grande parte dos alunos assemelha ecologia à ideia de preservação e conservação dos recursos naturais, e parte significativa dos entrevistados também assemelha ecologia às ideias de interações bióticas e abióticas e de natureza. Desta forma concluiu-se que a divulgação científica complementa o ensino escolar e contribui predominantemente com a construção de pensamentos conservacionistas e ecologistas. Soma-se a isto a construção de uma diversidade de concepções sobre o que é ecologia.

Texto completo:

PDF


Indexadores: