Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências

Thayse Zambon Barbosa Aragão, Silvia Figueirôa

Resumo


O tema principal desse trabalho refere-se à forma como se deu a construção do objeto de pesquisa que será analisado na pesquisa de mestrado intitulada Concepções de ciênciapresentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências. Parte-se da apresentação dos objetivos e questões que permeiam o projeto de pesquisa para pensar na elaboração do objeto de pesquisa de forma não autoritária. O presente artigo então apresenta a metodologia utilizada para a definição de quais instituições não formais de ensino de ciência serão estudadas na pesquisa que se configura. A partir de uma listagem da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), realizou-se recortes analíticos, como uma rede de indicações, de forma a determinar as três instituições em âmbito nacional que serão o objeto da presente pesquisa. Por fim, discute-se as vantagens de tal metodologia que apontou três instituições aptas a representar amplamente o Brasil. Isso porque são instituições heterogêneas entre si, no que se refere ao foco que dão à ciência, ao seu trabalho e objetivos etambém por estarem localizadas em três regiões distintas do país, contemplando sul, sudeste e nordeste.

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